Administração Financeira
O Mercado de crédito é que engloba as operações de financiamento de curtos e médios prazos, direcionadas aos ativos permanentes e capitais de giro das empresas. Esse mercado é constituído, basicamente, pelos Bancos Comerciais e Sociedades Financeiras.
2) Como pode ser definido, de forma detalhada, o mercado de capitais?
O mercado de capitais está estruturado de forma a suprir as necessidades de investimento dos agentes econômicos por meio de diversas modalidades de financiamentos a médio e longo prazos para capital de giro e capital fixo.
As principais modalidades de financiamento realizadas e os instrumentos financeiros negociados no âmbito do mercado de capitais nacional e internacional são os seguintes:
Financiamento de capital de giro;
Operações de repasses;
Arrendamento mercantil;
Oferta publica de ações e debêntures;
Securitização de recebíveis;
Mercado de bonds;
Rating das dívidas e os bonds de alto risco;
Warrants e titulos conversíveis;
Forfaiting.
É um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização, e é constituído pela bolsa de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizado. Possui seu sistema dividido em Mercado Primário e Secundário.
Mercado primário: Quando é negociada a subscrição de novas ações ao publico, quando seus valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus empreendimentos.
Mercado secundário: São as demais negociações com esses títulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa não terá mais contato com o dinheiro provindo dessas trocas.
3) Como é denominada a operação de emissão de uma nota promissória de curto prazo por uma sociedade tomadora de recursos