Administração financeira
1.1 Funções da administração financeira
Para Sanvicente (1987, p. 15; 17) as prováveis maneiras de se diferenciar a função financeira é organizar as áreas que demandam tomadas de decisões pela alta cúpula. O administrador financeiro, ou outra denominação relativa ao cargo, vice-presidente financeiro, diretor de finanças, controlador, gerente financeiro, tesoureiro, é a pessoa ou um grupo de pessoas preocupadas com:
(1) A obtenção de recursos monetários para que a empresa desenvolva as suas atividades correntes e expanda a sua escala de operações, se assim for desejável;
(“2) A análise da maneira (eficiência) com a qual os recursos obtidos são utilizados pelos diversos setores e nas várias áreas de atuação da empresa”.
Segundo Ross, Westerfield e Jordan (2000) a administração financeira está associado à alta cúpula da empresa, geralmente intitulado vice-presidente de finanças ou diretor financeiro, sua função é organizar as ações da controladoria e tesouraria. (1) Controladoria – lida com pagamento de impostos, contabilidade de custos e financeira, sistemas de informações gerenciais;
(2) Tesouraria – responde pelo planejamento financeiro, pelas despesas de capital e pela administração do caixa e dos créditos da empresa. Normalmente em pequenas empresas, a controladoria e a tesouraria são exercidas pela mesma pessoa, e haverá apenas um departamento. Segundo Gitman (2002) a administração financeira refere-se as obrigações do administrador financeiro em uma empresa. Eles são responsáveis por administrarem as finanças de qualquer tipo de empresa, grandes ou pequenas, financeiras ou não financeiras, públicas ou privadas, com fins lucrativos e sem fins lucrativos. Os administradores financeiros executam uma diversidade de tarefas, como orçamentos, administração do caixa, previsões financeiras, administração do crédito, análise de investimentos e captação de recursos.
Ainda para Gitman (2002) com as mudanças no âmbito