Administração empresa
INTRODUÇÃO
A cortina atirantada é utilizada principalmente na contenção de encostas e construção de subsolos. São estruturas de concreto armado que trabalham com a aplicação de tirantes, os quais podem ser do tipo cordoalha ou monobarra.
SOBRE OS TIRANTES
Os tirantes são empregados para transferir a carga proveniente do empuxo do maciço de terra para regiões mais internas do mesmo, onde o solo é mais consistente. A porção do tirante imersa no solo tem a sua extremidade ancorada, enquanto a extremidade externa transfere a carga do sistema para a estrutura de concreto armado.
UTILIZAÇÕES
A cortina atirantada é muito empregada em obras rodoviárias e ferroviárias, pois para o traçado das estradas e linhas de trem, muitas serras e relevos acidentados devem ser cortados e os taludes resultantes dessa atividade são contidos por cortinas atirantadas.
Também é utilizada em áreas de deslizamento e aproveitamento do topo de terrenos, para a construção de edificações.
ESQUEMA ESTRUTURAL E COMPONENTES
A cortina atirantada é mais esbelta e tem menos espessura quando comparada a outros tipos de muros de arrimo, geralmente apresenta de 15 a 30cm.
Os cálculos são realizados considerando uma laje disposta na vertical.
EXECUÇÃO
A execução deve seguir algumas etapas: : perfuração do maciço, montagem e instalação dos tirantes, injeção de calda de cimento na extremidade interna do tirante e protensão - no caso das soluções ativas. A perfuração do maciço é executada com a utilização de uma máquina chamada perfuratriz, respeitando profundidade, inclinação e diâmetro especificados em projeto. Para que o bulbo fique preso, é necessário perfurar até encontrar solo resistente que satisfaça as condições esperadas em projeto.
A introdução dos tirantes nos furos deve ser executada lentamente e o material deve receber proteção anti-corrosiva, garantindo assim, juntamente com a utilização de material de boa qualidade, longa vida útil à