Administração de produção
Passo 2
2.1 – Just in time
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.
Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exacto em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.
Nas fábricas onde está implementado o stock de matérias primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção. Para que isto seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequência desejada.
2.2 – Produção enxuta
A base do Lean está na eliminação de desperdícios sob o ponto de vista do cliente final. Assim, dentro de um processo produtivo, é necessário definir o que é valor, isto é, o que o cliente está disposto a pagar no produto final. A análise visa descobrir os processos que realmente agregam valor para o produto final. Este sistema visa eliminar os chamados 7 desperdícios, sendo eles:
Super produção: a maior fonte de desperdícios
Tempo de espera: Refere-se aos materiais que aguardam em fila para serem processados.
Transporte: Nunca geram valor agregado no produto.
Processamento: Algumas operações de um processo poderiam nem existir.
Estoque: Sua redução ocorrerá através de sua causa raiz.
Movimentação: Aumenta o custo do produto e um tempo maior de produção.
Defeitos: Produzir produtos defeituosos significa desperdiçar materiais, mão-de-obra, movimentação de materiais defeituosos, entre outros.
2.3 – Mínimo inventário em processo e