Administração de empresas
LUZIA SCHALKOSKI DIAS1 e ELENA GODOI2
Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/992/844
Após a leitura atenta do artigo, responda às questões a seguir:
1- Defina o termo polidez de acordo com o enfoque moderno. (valor= 1,5)
A polidez é entendida como fruto da necessidade humana de manter o equilíbrio nas relações inter-pessoais e a sua manifestação externa seria o conjunto de estratégias lingüísticas que podem ser utilizadas por um falante para evitar ou reduzir o conflito com o interlocutor quando os interesses de ambos não coincidem.
2- Explique a sigla FTA. (valor= 1,0)
É o ato de fala que ameaça a imagem entre o falante e o ouvinte. Ou seja, um ato contrário aos desejos do outro.
3- Como os falantes calculam “o peso de seus atos de fala” para definir a polidez? (valor=
1,0)
Os falantes calculam o peso dos seus atos de fala a partir de três variáveis sociais: a distância social percebida entre o ouvinte e o falante, a diferença de poder percebida entre eles e o peso cultural do ato de fala.
4- Descreva a polidez positiva e negativa e suas estratégias (valor= 2,0): Positiva:
Expressão de apreço, por parte do falante, pela face positiva do ouvinte, demonstrando que, de alguma forma, o falante deseja as mesmas coisas que o ouvinte. Preocupação em demonstrar proximidade e pertencimento ao grupo (elogios, ofertas). Mostre-se interessado pelos desejos e necessidades do outro. Exagere o interesse, a aprovação e a simpatia pelo outro. Inclua o ouvinte na atividade. Procure acordo. Evite desacordo. Pressuponha, declare pontos em comum. Seja otimista, etc.
Negativa:
Está baseada no distanciamento, na formalidade e deferência, e consiste em demonstrar que o falante não pretende interferir na liberdade de ação do interlocutor. Uso de fórmulas convencionais de indiretividade. Seja convencionalmente