administração de empresas
Etapa 1
Passo 1
O que é administração e suas variáveis no decorrer da história?
O termo administração vem do latim que significa direção ou gerencia. É a forma de gerenciar negócios, pessoas ou recursos para desta forma realizar uma determinada meta definida.
É fundamentada em um conjunto de normas, princípios e funções elaboradas para realizar uma determinada produção, de um bem ou serviço, tendo como principal objetivo a maximização dos lucros, ou uma satisfação ampla da organização com os resultados alcançados.
As variáveis da administração durante a história se deram por conta de algumas necessidades vistas pelos os estudiosos durante todo esse período administrativo, a primeira teoria foi a de Taylor, que era uma teoria cientifica que tinha como objetivo estudar o homem/máquina, logo após surgiu, Fayol que tinha como prioridade de estudo as necessidades do homem com sua teoria clássica, mas Weber implantou seu estudo burocrático que tinha como objetivo melhorar o processo.
Henri Fayol foi o primeiro a definir funções básicas do administrador como, por exemplo: prever, organizar, coordenar, comandar, e controlar. Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram com teorias nos primórdios da administração. Taylor era um teórico voltado para a administração cientifica que teve como foco a realização das tarefas nas empresas, ele procurou estudar a forma que os funcionários prestavam seus serviços, e como eles faziam, sua principal intenção era treinar os funcionários para que eles realizassem suas tarefas com uma velocidade maior e com movimentos precisos, e desta forma reduzir o tempo gasto para realizar uma determinada tarefa dentro da organização, já em relação ao planejamento ele acreditava que todo e qualquer trabalho, necessita de um estudo visando a sua produtividade máxima, Taylor também trabalhava com a possibilidade de redução de custos, como salários elevados, e desta forma um grande aumento de produtividade.