Administração de empresas
Como preliminar é importante mencionar que o estudo de layout pode trazer consequências desastrosas se não forem observadas algumas recomendações. A melhor justificativa para todo o cuidado em estudo dessa natureza é o fato de que a mudança de uma mesa e cadeira de um ponto da sala para outro pode causar um conflito maior do que a transformação estrutural de uma organização.
É certo que o espaço físico que utilizamos é de muita importância para nós mesmo. Contudo, não é apenas o aspecto visual e de conforto que deve prevalecer no estudo de aproveitamento do espaço físico.
Consideram que o Layout (arranjo físico, em português) é a maneira pela qual se encontra dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação. “Os recursos devem ser estabelecidos a partir do estudo planejado do sistema de informação relacionado com a distribuição de mesas, estações de trabalho, moveis, equipamentos.
De qualquer maneira, o estudo de layout tem a sua importância amplificada quando tratamos de gestão de processos, onde o mesmo não deve estar apenas relacionado ao fluxo de pessoas e papéis só que o mesmo tem que estar presente o melhor arranjo físico possível.
Indicadores de problemas no Layout
Seguem alguns indicadores de um mau aproveitamento de espaço.
1. Demora Excessiva – uma deficiência da distribuição espacial. O gerente (ou gestor) deve perceber na demora um indicador de que algo no ambiente deve ser modificado . Enfim a demora acima de expectativas pode propiciar um indicador de falhas no uso do espaço físico;
2. Fluxo Confuso de Trabalho – Pode ser de origem espacial e pode também estar afetando o trabalho de outras unidades da organização; a gestão de processos pode ser deficiente em função de problemas na distribuição inadequada do espaço físico, ou seja, problemas no layout;
3. Excessiva Acumulação – as unidades crescem e fica difícil aumentar o