administração da produção
Resumo
A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão implantou em 2000 a Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais (FEME). A ampliação do acesso exigiu uma reestruturação do setor, em especial do Núcleo de Armazenamento, Controle e Distribuição de Medicamentos (NACD), responsável pela distribuição de medicamentos para sete farmácias estaduais descentralizadas. A meta a ser alcançada é de garantir acesso da população aos medicamentos padronizados, com uma cobertura de 95% (noventa e cinco) do elenco com qualidade e segurança necessários. A FEME tem como objetivo Dispensação de medicamentos de uso contínuo de alto custo, que causa impacto no orçamento do usuário. Foi feito um diagnóstico situacional em que se constataram os nós críticos a serem enfrentados para que se alcançasse o objetivo definido. A metodologia utilizada foi estudo descritivo por meio das coletas de dados utilizando-se como ferramenta de informação. Conclui-se então que é necessário que se tenha um diagnóstico correto, tomadas de decisões corretas e um monitoramento eficienteVale ressaltar que a FEME é um órgão público, portanto ela não visa fins lucrativos como seu objetivo. Ela se desempenha na promoção da saúde, e o consegue atingir seu objetivo a partir de uma boa gestão e planejamento.
Palavra-chave: Planejamento Estratégico, FEME, Pontos fortes, Pontos fracos, Ameaças, Oportunidades.
1.INTRODUÇÃO
Enquanto a alimentação tradicional vem perdendo espaço, novas práticas alimentares estão em constante crescimento no Mundo, os fastfood vem se tornando uma das melhores opções de consumo imediato de acordo com a população devido os curtos períodos de tempo que as pessoas possuem para se alimentar diariamente, com isso as indústrias estão procurando investir cada vez mais no tempo de preparo dos produtos e serviços.
Esse mercado de consumo vem se estendendo e ganhando competitividade em regiões próximas, como no caso da subway que vem se constituindo com