Administração da Produção
Capítulos 1 e 2
Alexandre Castellões da Silva
RESUMO
Este artigo vem para demonstrar como, na visão do autor, temos que lidar com os processos produtivos dentro da área da Administração da Produção na geração de produtos, bens e ou serviços, tanto no início (input) onde se tem a matéria prima quanto na saída (output) para diversos tipos de consumidores.
Palavras-Chave: Administração da Produção. Gerenciar. Processos. Input. Output.
INTRODUÇÃO
A Administração da Produção é o gerenciamento de recursos disponíveis destinados à produção de bens, produtos e/ou serviços, podendo “fazer ou quebrar” qualquer empresa, pois, através dela, a empresa agrega competitividade ao atender seus consumidores e ao desenvolver a capacidade de colocar à frente dos concorrentes.
Tendo como escopo o gerenciamento produtivo da aquisição, controle e transformação de mão de obra e materiais, das relações com o meio externo e o fluxo das atividades no processo.
METODOLOGIA
Segundo o autor, a administração da produção é o meio pelo qual tratamos as organizações para a produção de produtos, bens e/ou serviços. Demonstrando como devemos agir e tomar decisões durante o processo que se inicia antes mesmo do pedido de recursos, passando pelo o processo de entrada destes recursos no perímetro fabril, fazendo a transformação destes recursos em material para que saiam e vá para os distribuidores em geral.
Ele aborda as tarefas que são desempenhadas no processo, problemas que possam ocorrer e decisões tomadas pelos gerentes de produção, salientando que todos nós precisamos destes produtos e serviços que são feitos por eles. Apresenta muitos casos de empresas que foram ou não bem sucedidas em seu processo de produção. Mostra que todas as partes do processo são interligadas e inter-relacionadas, logo, uma depende da outra. Assim, fornecendo de maneira eficaz o papel estratégico dentro da fábrica, mostrando as funções de produção.
CONCLUSÃO