ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
As empresas manufatureiras direcionam esforços para apoiar seus respectivos países no esforço de guerra. Áreas como a logística, o controle de qualidade e os métodos de produção mais eficientes acabaram por beneficiar-se desse esforço. O uso de técnicas de programação e analise matemática para identificação dos pontos favoráveis de operação. O impacto positivo do uso dessas técnicas durante os anos de guerra facilitou a sua migração para problemas industriais e comerciais.
5) O QUE FOI O MOVIMENTO DA “QUALIDADE TOTAL”? FALE A RESPEITO.
Com o desenvolvimento das tecnologias de informação, os primeiros sistemas integrados de gestão foram desenvolvidos pra melhor permitir às empresas gestão eficiente de seus recursos materiais. As empresas passaram a perceber, que qualidade seria a condição de permanência (e não mais vantagem competitiva) nos mercados mundiais. A sociedade agora, com melhores condições, estava mais exigente, e, com o aumento da oferta e variedade de produtos, as empresas eram induzidas a criar estratégias que focassem na gestão e aumento da qualidade dos novos produtos inseridos no mercado.
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO DE OPERAÇÕES E A ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES SEGUNDO A LITERATURA MAIS TRADICIONAL?
A gestão de operações engloba as técnicas e métodos de operações utilizados em um processo produtivo. É fundamentada na teoria taylorista, que visa à sistematização das operações.
Por sua vez, a estratégia de operações aborda a complexidade da área, desenvolvendo abordagens que tratam das interfaces com as outras funções e com o ambiente, melhor compreensão dos trade-offs, as questões de foco, alinhamento operacional e outros desenvolvimentos estratégicos.
1. COM BASE NESSA DISCUSSÃO CONCEITUE O QUE É GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES.
A gestão estratégica de operações (ou gestão estratégica de produção) é