escola no contexto contemporaneoi

5838 palavras 24 páginas
Educação Contemporânea: Ato Político ou Econômico? por: Colunista Portal - Educação Lenir Rosa André Prada
Pós-Graduação "lato sensu" em Psicopedagogia
Mestranda em Educação

INTRODUÇÃO

Em se tratando de Educação Brasileira, muitas são as interfaces que necessitam ser analisadas para que se fundamente uma discussão da educação contemporânea de nossa população. Parte-se, portando, do princípio de que a realidade atual sofre conseqüências do tempo histórico, permeado por interferências políticas, econômicas e sociais desse percurso.

Uma breve retrospectiva histórica contribuirá para uma análise dos problemas colocados hoje na educação: o espaço da escola, ou mais, o fazer concreto educacional tem sido o implementador de ações sociais em favor do desenvolvimento do homem como um todo? Ou este tem sido um fomentador da continuidade da elite e de exclusão da classe trabalhadora?

No campo da política educacional, as pautas governamentais têm um peso muito significativo. Suas propostas e ideologias chegam à Instituição Escola com fortes traços de obrigatoriedade de efetivação. Essa relação de transmissão de valores e políticas por parte da Escola se caracteriza pelo fato desta Instituição ser considerada a “formadora” da população.

Discutir as políticas educacionais e o papel da Escola como seu agente aplicador, é sem duvida, compreender a função da Escola na contemporaniedade.

Pretende-se aqui indagar a função da Escola e levantar o questionamento das históricas conquistas e perdas educacionais, além, é claro, de investir na análise da educação no Brasil enquanto um ato político social ou um ato eminentemente político econômico.

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

No Brasil-Colônia que imitava a corte portuguesa, as idéias e pensamentos da cultura medieval foram trazidas para a educação brasileira, fundamentadas na obra dos Jesuítas. A Companhia de Jesus, contribuiu, e muito, para que a educação se tornasse aristocrática. A

Relacionados