Administração da produção
O Feudalismo tem como características um regime que se apropriava da terra e tinha como base a exploração dos camponeses, ou seja, eles “davam” uma pequena propriedade de terra e em troca tinham o seu trabalho.Era a única coisa que diferenciava os camponeses dos escravos
2 – Quais os marcos que definiram o início do Pré-capitalismo e quais eram seus principais objetivos?
O marco do sistema capitalista ocorreu com o surgimento na Europa da nova classe social da Burguesia que buscava lucro através da atividade comercial, foi quando surgiram os banqueiros e os cambistas que tinham como objetivo principal o lucro, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais, acumulo de riquezas e controle do sistema de produção e expansão dos negócios, utilizavam as grandes navegações e expansões marítimas Europeias para conseguir riquezas em outras terras fora da Europa.
3 – Qual a relevância de ADAM SMITH, pai do capitalismo, para a administração?
Importante para a Administração por essa ter surgido como Ciência no contexto do capitalismo. Viu a criação da riqueza como a combinação de materiais, trabalho, terra e tecnologia de forma a obter lucro. Adam Smith reforçou bastante a importância do planejamento e da organização dentro das funções da Administração.
4 – Qual a importância do estudo de tempo e movimento (Taylo, 1903) para racionalização do trabalho da época?
A maior importância foi o ganho de produtividade alcançado pelos operários, Taylo observou que os sistemas administrativos da época eram falhos, por falta de padronização dos métodos de trabalho, por meio dos estudos dos tempos e movimentos todo trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e ser seguido por todos os operários com a padronização dos métodos e das ferramentas.
5 – Qual foi o papel da Guerra no