administraçao
Em outra definição, Robert F. Spohn diz que, "Varejo é a atividade comercial responsável por providenciar mercadorias e serviços desejados pelos consumidores". (SPOHN: 1973).
Já Phillip Kotler em uma definição um pouco mais abrangente diz, "O varejo inclui todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais para uso pessoal. Qualquer organização que utiliza esta forma de venda,seja ela fabricante, atacadista ou varejista, está praticando varejo. Não importa a maneira pela qual os bens ou serviços são vendidos (venda pessoal, correio, telefone ou máquina automática), ou onde eles são vendidos (loja, rua ou residência)". (KOTLER: 1993).
Parente demonstra esta preocupação com as diversas formas de varejo na frase: "Quando se fala em
Varejo, logo surge na mente a imagem de uma loja: porém, as atividades varejistas podem ser realizadas também pelo telefone, pelo correio, pela internet, e também na casa do consumidor". (PARENTE: 2000).
A partir destas definições, pode-se concluir que o varejo tem como condição básica para a sua prática a comercialização de produtos ou serviços a consumidores finais, não importando a natureza da organização que o exerce ou o local onde está sendo praticado.
2.2. Tendência do varejo
Segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) comprovam. As vendas do comércio varejista do País registraram, em 2009, alta de 6,2% na comparação com o ano anterior. O segmento de hipermercados, supermercados e produtos alimentícios em geral, que têm o maior peso no índice, respondeu por mais da