Administraçao
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Campus Amílcar Ferreira Sobral – Floriano
Curso de Administração
Disciplina: Administração Com Pessoas II – 4º Bloco
60 horas – 4 créditos
Prof. Joiza Sampaio, M. Sc.
Discentes:
Arlete Borges,
Denise Rocha,
José Rogério,
Maurilio Lima,
Yago Guimarães
Estudo de caso sobre Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho realizado na empresa
A.F.G Serviços no setor da limpeza do campus Amílcar Ferreira Sobral(CAFS/ UFPI)
Floriano-PI.
Floriano 09 de novembro de 12.
1. INTRODUÇÃO
Os estudos realizados no início do século XX em Hawthorn (1927 a 1932) pelo sociólogo australiano Elton Mayo que deram início a teria das relações humanas representou a primeira tentativa de colocar os empregados em condições sociais, físicas e mentais nas quais estes possam aflorar o melhor de si em detrimento da empresa, além de favorecer o seu melhor desempenho funcional e pessoal. As referidas condições permitiram também um maior e mais eficaz meio para se evitar acidentes e diminuir riscos para a saúde, bem como aumentar a qualidade de vida no ambiente organizacional.
A partir do momento que a empresa investe na pessoa, há uma melhoria significativa na qualidade de vida e na produtividade, além de boas condições de trabalho e segurança a todos (GRANDI, 1985).
Nos últimos tempos devido um maior controle e rigor das normas trabalhistas torna-se mister a necessidade da empresa em ter um programa efetivo de segurança e qualidade de vida no trabalho, sendo este de vital importância para um bom desempenho organizacional e paralelamente tornar o ambiente organizacional mais seguro e agradável.
Seguindo esta concepção em relação à segurança e a qualidade de vida no trabalho foi feito um estudo de caso na empresa A.F.G Serviços que é terceirizada da Universidade
Federal do Piauí no Campus Amílcar Ferreira Sobral de Floriano no setor de serviços gerais, com o intuito de conhecer a