Administraçao
Os princípios e fundamentos da administração como planejamento, a organização, a direção e o controle funcionam como base para a implementação e inspeção de um bom serviço de saúde. O governo federal visando uma maior abrangência e eficiência dos serviços de saúde procuram medidas fomentadas nas teorias administrativas.
As organizações de diversos setores estão cada vez mais preocupadas com a qualidade dos seus serviços.
Nesse contexto, um setor que se destaca é o da saúde, porque sua clientela deseja, cada vez mais, a satisfação de suas necessidades de saúde e de doença, com qualidade e eficiência.
A gestão dos serviços de saúde tem sido enfatizada como um importante instrumento para se operacionalizar a construção de modelos de atenção em saúde que atendam essas necessidades.
Política Nacional da Saúde – Lei n° 8.080/1990
Dispõe sobre as condições para a promoção e recuperação da saúde além da organização e o funcionamento dos serviços correspondentes: A lei da Saúde regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público e privado.
A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
O dever do estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos avanços, para a sua formação, proteção e recuperação.
Características do serviço nacional de saúde do SUS Atualmente, as práticas realizadas nos serviços de saúde passaram as ser consideradas produtos e , assim , passíveis de exigências de qualidade e , consequentemente , de serem submetidas a medidas avaliativas. Com a expansão do serviços privados e a