Administraçao
Os artistas transmitiram suas ideias e seus sentimentos de maneira pessoal, não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. Já o desenho técnico , ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas. Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem às tais normas, ou seja, são normalizados. Cada área ocupacional tem seu próprio desenho técnico, de acordo com normas específicas.
Quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados? Geometria Descritiva: vistas ortogonais, cortes e seções.
Perspectivas: métodos de ilustração do espaço e de objetos. Perspectiva isométrica: método de representação paralela que se desenvolve a 30º, cujas medidas dos eixos principais permanecem inalteradas. Perspectiva cavaleira: método paralelo mais comumente representado a 15, 30, 45 e 60 graus, que adota reduções para as diagonais da profundidade. Perspectiva do arquiteto: método com dois pontos de fuga. Desenho Geométrico: construções fundamentais e concordâncias.
Para o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras de convenções, de forma que todos os implicativos no processo de desenho “falem a mesma língua”. Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referencia para maioria das normas individuais de cada país. Para transformar o desenho técnico em uma linguagem gráfica foi necessário padronizar seus procedimentos de representação gráfica. Essa padronização é feita por meio de normas técnicas seguidas e respeitada internacionalmente.
As normas técnicas são resultantes do esforço cooperativo dos