Administraçao
Geralmente quando um consultor é chamado a socorrer uma empresa, ele encontra, dentre outros, problemas estruturais, organizacionais, de recursos humanos. O problema mais comum encontrado é na área financeira que nem sempre é gerenciada de forma correta, principalmente quando se trata de fluxo de caixa. As finanças não podem ser administradas de forma intuitiva nem empírica. Agindo assim o pequeno empresário perde dinheiro sem saber exatamente onde.
O sonho da riqueza rápida é outro problema dos empresários das PME’s.
As viagens internacionais, os carrões, apartamentos de cobertura virão ao seu tempo. Primeiro é preciso estruturar a empresa adequadamente e colocá-la lucrativa.
Em 2001 prestamos serviços de consultoria em um posto de gasolina em uma cidade praiana do interior do Rio de Janeiro. A preocupação do empresário era apenas uma. As vendas eram altas, mas o lucro não vinha. Havia apenas dívidas, muito trabalho e pouco retorno. Dentre os problemas encontrados os principais foram:
1- Margem de lucro com o combustível era muito pequena.
2- O capital de giro necessário para o posto era muito grande, pois o combustível era pago a vista.
3- Grande número de devoluções de cheques por não terem fundos ou foram roubados. Não havia nenhuma consulta ao SPC ou Serasa.
4- O mais grave problema encontrado é que o empresário não considerou o custo do cartão de crédito nas vendas, que giravam em torno de 4% sobre cada transação e as transações com cartão de crédito representavam 80% das vendas.
Está aqui um caso tipo de descaso com as finanças empresariais. O sucesso era medido de forma empírica e pouco profissional. Apenas pelo fluxo de clientes. Três meses depois da entrega do relatório da consultoria ao empresário o posto de gasolina faliu.
Outro exemplo que vale destacar é o caso de uma estudante do curso de administração que era proprietária de uma lojinha no seu bairro. Atenta a uma aula de empreendedorismo,