Administrar e empreender
Cada um tem seu perfil, seu valor e seu papel dentro das organizações e dos negócios e merecem estudos mais profundos e muita reflexão, mas darei a minha opinião no final do artigo.
Antes, porém, vou citar alguns aspectos que acho importantes. Henry Fayol deixou-nos os cinco princípios da arte de Administrar que são: Prever, que agora modernizado para Planejar, Organizar, Comandar, agora utilizado Dirigir, Coordenar e Controlar.
No caso dos Empreendedores, aprendemos que são aqueles que assumem riscos, começam algo novo, criam empregos e prosperidades, são propulsores da economia, etc..
As características dos Empreendedores também são bem distintas, são visionários, tomadores de decisões, fazem a diferença, identificam e exploram as oportunidades, são determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas, constroem seu próprio destino, são líderes, organizados, planejadores, tem conhecimento do que faz, são bem relacionados (networking) e assumem riscos calculados.
Diversos autores colocam o Empreendedor como um Administrador mais completo.
Minha opinião diverge dos demais; entendo que o Administrador é formado e orientado para o planejamento e controle, é muito mais centrado em como melhorar processos, controles, informações, análises e qualidade.
O Empreendedor, em minha opinião, é focado no mercado, nas oportunidades, nos produtos, na inovação, na criatividade; ele é ligado no negócio presente e futuro.
São completamente diferentes, dificilmente um Empreendedor que é visionário e dinâmico, conseguiria ficar preso à hierarquia organizacionais, a submissão de chefias ou comandos, participar de reuniões enfadonhas, como também ficar trancado em sua sala, assinando, papéis, cheques, relatórios, etc..