Atividade física idosos
Segundo Confort (1979), os idosos são na verdade jovens ocupando corpos envelhecidos e enfrentando problemas físicos causados pela perda da vitalidade. A velhice, na realidade, avança de acordo com a vivênciaa de cada um, o cuidado com o corpo enquanto jovem, seu estado emocional, seu poder sócio-econômico.
O sedentarismo no idoso pode estar mais relacionado a uma imposição da sociedade do que uma incapacidae funcional, grande parte das alterações físicas e funcionais dos idosos não esta diretamente ligada ao envelhecimento e sim à falta de estimulos a prática de atividdes físicas.
Para verificar as diferenças na qualidade de vida entre idosos praticantes e não praticantes de atividade física, foi realizada uma pesquisa com integrantes dos Grupos de Convivência do Serviço Social do Comércio (SESC) em unidades situadas no Distrito Federal. O estudo foi feito em cinquenta individuos, levando em consideração estado civil, estrutura familiar, níveel de escolaridade e renda pessoal.
A amostra de pessoas foi dovidida em dois grupos de vinte e cinco, sendo aqueles que praticam atividade física e aqueles que não praticam.
Os resutados obtidos com idosos que praticam atividade física, foram que eles optam por atividades aeróbicas como a caminhada, realizam a atividade a mais de um ano eacima de três vezes por semana, com a prática notaram uma melhora no estado geral da saúde e também 100% de melhora cpnstatado pelos médicos.
Já os que não praticam atividade física os índices foram os seguintes: a maioria dos idosos já praticou exercícios anteriormente, possuem tempo para a realização, mas não o fazem por problemas de saúde, a maior parte deles