administracao
Porém, mais importante que a experiência de Hawthorne em si, são suas conclusões e sua contribuição para o delineamento dos princípios básicos da Escola de Relações Humanas e para a Administração com seu enfoque psicossocial.
A primeira delas é que a produtividade dos trabalhadores resulta da integração e do comportamento social, ou seja, normas sociais e expectativas grupais são fatores determinantes. Os trabalhadores agem como membros de grupos, nos quais qualquer desvio de regra incorrem em punições.
A segunda é a questão salarial, acerca das recompensas e sanções salariais. Daí surge o conceito de homem social – aquele também motivado por incentivos morais e que promovam o bem-estar social - em detrimento do homo economicus da Administração Científica.
Outra conclusão passível de destaque foi a importância do cargo. Observou-se que a especialização proposta pela Teoria Clássica não cria a organização mais eficiente. Que os trabalhos repetitivos e simples tornavam-se monótonos e afetavam diretamente na satisfação e eficiência do trabalhador e, consequentemente, na sua produtividade.
Assim, a Experiência de Hawthorne insere na Administração uma nova abordagem, a comportamental e a afirmação de que a empresa é, por si só, um sistema social. Dessa forma, introduz o método da integração1 para a resolução de conflitos sociais internos, com uma consequente redução de custos e aumento de produtividExplicar a experiência de hawhthorne e sua importância.
A experiência de Hawthorne foi realizada na fábrica de Hawthorne da Western Eletric Company, situada em Chicago, com o intuito inicial de avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, na qual a medida seria a produtividade. Porém, ela se estendeu a fadiga, a rotatividade de pessoal (turnover), o efeito das condições trabalhistas e os acidentes no trabalho.
Foi