Administracao
Cada gerente mediante o seu nível numa organização a sua dedicação as suas funções básicas variam. Nos administradores de alto nível nas organizações encontramos as funções de planejamento e organização destacadas e acentuadas e a função controle ligeiramente maior em relação aos administradores de nível médio. A dedicação dos supervisores de primeira linha se encontra na liderança embora as demais funções são realizadas com menor dedicação em relação com os dos demais níveis organizacionais.
Mediante ao nível da organização o administrador devera estar apto a adaptar-se e desenvolver, para alem das funções básicas, as diferentes habilidades segundo Robert L. Katz existem 3 tipos de habilidades, a saber: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.
Com os vastos avanços nos estudos e aplicação da tecnologia, no presente seculo, o administrador deve tomar proveito: das novas tecnologias (tanto industriais como de informação), da globalização e do espirito empreendedor, onde destaca-se a busca de necessidades não satisfeitas pelas demais organizações e identificar as oportunidades de mercado.
Como nos sabemos de modo que venhamos obter mais lucro devemos reduzir os custos de produção de um dado bem x e assim entramos na produtividade que se resume na seguinte fórmula: (dentro de um período, considerando a qualidade)
Neste processo, de produtividade, envolvem a eficácia e a eficiência.
Eficácia – atingir os objetivos.
Eficiência – alcançar os fins com o mínimo de recursos.
Depois de um estudo feito sobre cinco CEO’s , Henry