administracao
As empresas até o século XVIII se desenvolveram muito lentamente, somente com a invenção da máquina a vapor de James Watt (1736 – 1819), que a empresas começaram a evoluir e se desenvolverem significantemente, gerando uma mudança nos modos de produção, e em todo o sistema da sociedade, de ordem econômica, política e social.
Surge assim um período conhecido como Revolução Industrial, nascendo na Inglaterra e se espalhando para o resto do mundo civilizado da época, é o período das mudanças da produção artesanal para a industrialização.
O gráfico abaico mostra que a história das empresas pode ser dividida em seis fazes:
1º
Artesanal
Antiguidades até a Pré-revolução industrial
Até 1780
2º
Transição para a industrialização
Primeira revolução industrial
1780a 1860
3º
Desenvolvimento industrial
Após a segunda revolução industrial
1860 a 1914
4º
Gigantismo industrial
Entre as duas grandes guerras mundiais
1914 a 1945
5º
Moderna
Pós-guerra até a atualidade
1945 a 1980
6º
Globalização
Atualidade
Após 1980
FAZES DAS ORGANIZAÇÕES
1. Fase Artesanal: fase em que o sistema comercial era de troca mercadorias, o regime de produção era artesanal, em pequenas oficinas. A de mão-de-obra era intensiva e não qualificada. Utilizavam ferramentas brutas e trabalho escravo.
Figura 1, Trabalho escravo.
2. Fase da transição do artesanato à industrialização: fase da mecanização das oficinas e da agricultura. O carvão era o combústivel das máquinas a vapor. A produção de máquinas, como a de fiar, do tear hidráulico, do tear mecânico, o descaroçador de algodão na agricultura, também são observadas nesta fase. A utilização das máquinas a vapor transforma as oficinas mecanizadas em fábricas e usinas com pesadas máquinas e, assim, o esforço muscular humano foi substituido. Surge então as primeiras estradas de ferro de grande porte, devido a invenção da locomotiva à vapor, desenvolve-se também a navegação a