Administracao
Escola das Relações Humanas e Estruturalistas: não cai
Abordagem Comportamental (Tomada de decisão e Motivação): questão objetiva
Desenvolvimento Organizacional (DO): questão discursiva
Teoria dos Sistemas: questão discursiva
Teoria Contingencial : questão objetiva (parte sobre tecnologia e estrutura) e questão discursiva (parte sobre ambiente)
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
Foco no comportamento humano (“behavoristas”)
“Maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o seu meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe.” Pode se conseguir o melhor de um indivíduo se oferecer o que ele está querendo.
Processo de decisão: não há perfeição
Racionalidade limitada (Herbert Simon): não temos controle sobre tudo. Não sabemos todas as variáveis e informações. O tomador de decisão é um ser humano e, como tal, limitado. Cada gestor tem um background, uma experiência prévia.
Decisões satisfatórias: vamos nos contentar com decisões satisfatórias, não busquemos o perfeito pois estaríamos perdendo tempo.
Motivação Humana
Conceito politicamente correto: ”Processo responsável pela intensidade, direção e persistência de esforços de uma pessoa em relação ao alcance de uma determinada meta”. (Robbins, 2002)
Conceito crítico: entender as necessidades humanas para “manipular” o comportamento humano dentro das organizações. Os processo de motivação são instrumentos de manipulação.
Necessidades humanas: podem ser a) satisfeitas ou b) frustradas. Assim, estão sujeitas a instrumentos de motivação.
Teorias de Motivação
a) Sistema de incentivos: incentivos mistos (financeiros, econômicos, que vêm da teoria clássica) e simbólicos (sociais, que vêm da teoria das relações humanas).
b) Hierarquia das Necessidades de Maslow
Premissas da hierarquia de Maslow:
- Necessidades básicas: surgem em 1.º lugar e predominam no comportamento humano
- Somente quando satisfeita necessidade do nível inferior