Administracao
Fabiana Aparecida Carvalho Ferreira
1 Abordagem do Problema
1.1 Quantitativa: É mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários). Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos criam-se índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico de informação.
Mostra-se apropriada quando existe a possibilidade de medidas quantificáveis de variáveis e inferências a partir de amostras numéricas, ou busca padrões numéricos relacionados a conceitos cotidianos.
1.2 Qualitativa: Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação.
É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.
2 Objetivos
2.1 Exploratória: Têm como objetivo aprimoramento de ideias, proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito.
Na maioria da vezes a pesquisa exploratória envolve pesquisa bibliográfica e estudo de caso.
2.2 Descritiva: Têm como objetivo a descrição das características de uma determinada população, de um fenômeno ou estabelecer relações entre variáveis.
Dentre as pesquisas descritivas estão as com objetivo estudar as características de um grupo: distribuição por idade,