Administracao financeira
Pois utilizando-se diferentes instrumentos com rentabilidades diferentes diminui-se o risco econômico e o financeiro.
2-
Planejamento Financeiro: procura evidenciar a necessidade de expansão da empresa e a identificação de eventuais desajustes futuros. Com ele, é possível selecionar os ativos mais rentáveis e condizentes com os negócios da empresa de forma a estabelecer uma rentabilidade mais satisfatória sobre os investimentos.
Controle Financeiro: é avaliado todo o desempenho financeiro da empresa.
Administração de Ativos: tem como objetivo obter a melhor estrutura, em termos de risco e retorno, dos investimentos empresarias e gerenciar de forma eficiente seus valores.
Administração de Passivos: está voltada para a aquisição de fundos (capital) e gerenciar as obrigações financeiras e a composição do passivo, identificando a estrutura adequada em termos de liquidez, redução de seus custos e risco financeiro.
3-
Risco Econômico: é inerente à própria atividade da empresa e independe da forma como a empresa é financiada, restringindo-se exclusivamente as decisões de investimento. Exemplos: sazonalidade, tecnologia, concorrência, entre outros.
Risco Financeiro: reflete o risco associado às decisões de financiamento, ou seja, a capacidade da empresa em liquidar seus compromissos financeiros assumidos.
4-
O lucro contábil não é o critério mais indicado por não definir a efetiva capacidade de pagamento da empresa, pois o critério utilizado é o regime de competência e não o regime de caixa, desconsiderando o valor do dinheiro no tempo. O critério mais adequado para a tomada de decisões financeiras é o método que calcula o valor de mercado da empresa.
5-
João seria contratado para ser tesoureiro, pois com sua especialização em mercados e instituições financeiras estaria mais apto para atuar na busca de recursos nos mercados de crédito e financeiro. Juca seria contratado para assumir as funções de controladoria , pois com sua