Administracao financeira
Professor: Rui Alves de Andrade
Unidade I – O Capitalismo no Brasil
1
Tributos e Contribuições I - O Capitalismo no Brasil
1 Introdução
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os
proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pela empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
Prof. Rui Andrade
2
Tributos e Contribuições
I - O Capitalismo no Brasil
1.1. Fases do Capitalismo
Capitalismo Comercial
Essa etapa do capitalismo se estendeu do século XV até XVIII. Houve uma expansão de potências, como Espanha e Portugal;
Esse termo capitalismo comercial se deu por que o acumulo de riquezas ocorreu por meio do comércio. Essa fase foi fundamental para desenvolver o capitalismo, pois permitiu o grande acúmulo de capitais na mão da burguesia européia. Essa acumulação inicial de capitais criou condições, no Reino Unido e depois em outros países, para que ocorresse a Revolução Industrial.
Prof. Rui Andrade
3
Tributos e Contribuições
I - O Capitalismo no Brasil
1.1. Fases do Capitalismo
Capitalismo Industrial
O Capitalismo industrial foi marcado por grandes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. As maiores mudanças resultaram do que se convencionou chamar de Revolução Industrial, ocorrida no Reino Unido na segunda metade do século XVIII, com a introdução da máquina a vapor nos processos produtivos e nos transportes.
O desenvolvimento do motor a combustão interna, e a conseqüente utilização de combustíveis derivados do petróleo, abriram novos horizontes para os transportes, que se dinamizaram intensamente em virtude da expansão da indústria automobilística e aeronáutica.
4
Prof.