ADMINISTRA O FINANCEIRA
ADRIANO FRANÇA ZAMBONINI
ALEXANDRE PICORELLI
IMARA RAÍZA BARBOSA TAKAGI
THAYGLE LAYS QUEIROZ FOGAÇA
RESUMO
Durante décadas o progresso das teorias e métodos da administração financeira colaborou para novos procedimentos dos gestores de grandes empresas frente aos desafios constantes e crescentes, visando maximizar o valor das empresas, como método de composição de ativos de capital, para maximizar os lucros. Haja vista a importância do tema em questão no âmbito da administração, o presente artigo tem como finalidade analisar a administração financeira como instrumento das instituições e das práticas por meio dos quais os recursos são obtidos, bem como das relações legais e contábeis entre a empresa e suas fontes de recursos financeiros, inclusive a redistribuição da renda e do ativo por essas fontes. O estudo requer uma abordagem qualitativa descritiva, pois o desejo é verificar se as tomadas de decisões e as atitudes são realizadas com maior segurança e de forma pro ativa, visando a multiplicação de recursos as empresas se deparam com a necessidade de fazer a gestão das finanças, de administrar de forma adequada e eficaz o caixa, acompanhando a dinâmica dos mercados, sendo a administração financeira uma ferramenta para o processo decisório de empreendimentos, garantindo a sobrevivência e o sucesso desses empreendimentos.
Palavras-chave: Administração Financeira.
1 INTRODUÇÃO
O estudo da área da administração financeira teve início no termo finanças, que consiste em três áreas inter-relacionadas, o mercado monetário e de capitais, investimentos e administração financeira ou finanças corporativas, que envolve a administração efetiva da empresa.
Com a crescente internacionalização dos mercados financeiros e empresas, as autoridades governamentais deverão constantemente, adaptarem suas legislações aos novos instrumentos financeiros que desembarcam no país. A modernização do mercado de capitais é fundamental para