ADMINISTRA O FINANCEIRA
Podemos caracterizar a administração financeira como uma técnica ou ferramenta utilizada para controlar, de forma eficiente, as finanças da empresa. Para isso, a administração financeira deve englobar variáveis como a concessão de credito para clientes, o planejamento empresarial, a analise de investimentos ou meios variáveis para a obtenção de recursos, entre outros. Tais medidas devem ser adotadas no sentido de otimizar o desempenho e o desenvolvimento da empresa, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira dos negócios.
Observe no diagrama abaixo como se constitui a estrutura básica de uma empresa:
O gestor ou administrador financeiro:
O profissional responsável pela administração financeira geralmente é denominado de Gerente Financeiro, Diretor Financeiro ou Supervisor Financeiro. É ele que vai aplicar as técnicas da administração adaptando os conceitos teóricos à realidade da organização, e para isso é fundamental que ele tenha um ótimo relacionamento com os clientes internos e externos.
Nos diagramas abaixo é possível ver como o estes profissionais devem se encaixar na hierarquia da companhia, e através de um organograma simples observar como eles se relacionam com os clientes internos e externos da empresa:
Relacionamento com os clientes internos:
Relacionamento com os clientes externos:
Áreas de atuação dos administradores:
Para se obter uma administração financeira eficaz, muitas vezes é necessário criar e dividir as áreas de atuação dos gestores, principalmente nas organizações de grande porte. Deste modo, o administrador financeiro pode atuar em diversas áreas específicas, em alguns cargos ou funções como:
Analista financeiro - Tem como função principal preparar planos financeiros e orçamentários através de demonstrações financeiras e orçamentos diversos, estabelecer os planos financeiros de curto e longo prazo para alcançar metas, analisando e