Administra O De Seguran A
Funções administrativas do TST
Cemal treinamentos
Nome: Jakeline Martins
Profº: Luiz Campana
Turma: 03/14 – TST
Índice:
1. Introdução
2. Funções administrativas do TST
3. Teoria clássica da administração
4. Conclusão
Funções administrativas de um TST
Um técnico de segurança do trabalho tem que administrar informando o empregador, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-los sobre as medidas de eliminação e neutralização.
Encaminhar aos setores e áreas competentes, normas, regulamentos, documentação, dados estatísticos, resultados de análise e avaliações, materiais de apoio técnico, educacional e outros de divulgação para conhecimento e auto desenvolvimento do trabalhador.
A organização de cadastro estatístico representa uma ferramenta importante para planejamento das atividades preventivas, visando priorização, através de relatórios de acidentes com as informações básicas, como: datas dos acidentes, horas, dias da semana, tempo de função do acidentado, devendo ser tabulado e divulgado em formato de gráficos ou outras maneiras (práticas) de fácil entendimento. Ressaltamos a importância destes trabalhos, inclusive para o “marketing” interno da segurança. Elas podem ser ferramentas de grande valia para o convencimento dos empregadores no comprometimento de ações preventivas.
Teoria clássica da administração
“Administrar: é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.”
“Administrar: significa olhar à frente.”
“Dirigir: é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados, procurando obter as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispõe.”
“A harmonia e a união das pessoas de uma empresa são grande fonte de vitalidade para ela. É necessário, pois, realizar esforços para estabelecê-la.”
Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
Organizar: constituir o duplo organismo