ADM120

961 palavras 4 páginas
ADM

120

CHEIA E SECA NO PANTANAL: IMPORTÂNCIA DO MANEJO
ADAPTATIVO DAS FAZENDAS
Por: Sandra Aparecida Santos, Balbina Maria Araújo Soriano, José
Aníbal Comastri Filho, Urbano Gomes Pinto de Abreu.

O Pantanal apresenta clima tropical com duas estações definidas: chuva e seca. A estação seca refere-se ao período com baixos valores de precipitação que ocorre em todos os anos. Já, a estiagem representa a ausência total de chuvas, independente da estação do ano, fato que está ocorrendo atualmente na região do
Pantanal. A estação da seca pode ser mais ou menos intensa, dependente da distribuição/intensidade das chuvas que é variável dentro e entre anos e sub-regiões do Pantanal.
Por ser uma planície sazonalmente inundável, o Pantanal se caracteriza pelo ciclo de seca e cheia (pulso de inundação). As plantas e os animais são adaptados às suas enchentes e secas anuais. Irregularidades como as cheias e secas plurianuais extremas representam estresse adicional para os organismos que habitam a região. A mortalidade natural das populações durante tais períodos é muito elevada. As secas pronunciadas provocam mortalidade elevada nos estoques de animais aquáticos e pressionam os animais exóticos e silvestres a se concentrarem nas proximidades de poças de água e canais restantes na busca de alimentos e água para dessedentação.
Durante esta fase, as queimadas inadequadas e incêndios na região acentuam ainda mais o estresse dos animais.
De maneira geral, o período de seca no Pantanal favorece o uso de diversas áreas de pastagens que são inundadas sazonalmente. Muitos produtores se beneficiam do abaixamento das águas, fazendo o manejo integrado destas áreas.
Este manejo pode ser feito na mesma propriedade ou em duas propriedades: uma geralmente na parte alta e outra na parte baixa. Porém, os planos de manejo não são únicos no Pantanal e cada produtor enfrenta uma realidade diferenciada em função de diversos fatores, entre os quais: localização, infra-estrutura, manejo e

Relacionados

  • UGF - Administração
    2337 palavras | 10 páginas