Adm produção
ESTUDO DE CASO - Resende está no centro do mundo
1) Que fatores foram determinantes para a abertura da unidade fabril da Volks caminhões no México?
Seus alvos se concentram em países emergentes da América Latina, do Oriente Médio e da África, onde as necessidades dos consumidores são semelhantes às dos brasileiros.
2) Como funciona o consórcio modular no caso da Volks e como esta estratégia de localização vem permitindo a empresa ganhar competitividade?
Sistema de produção em que a fábrica deixa a responsabilidade da montagem dos veículos integralmente na mão dos fornecedores.
3) Que aspectos podem ser considerados críticos na montagem de um consórcio modular?
A qualidade e o prazo de fabricação, que podem ser afetados.
Caderno de aula 5.
ESTUDO DE CASO - A cidade da GM
Antonio Braga – 08200043
1) O que é um condomínio industrial e como o mesmo se diferencia do consórcio modular?
É a reunião dos principais fornecedores ao redor da fábrica. Diferencia do consorcio modular porque os fornecedores estão no site e participam da elaboração do projeto e do desenho de cada sistema
2) No caso da GM, como funciona o condomínio industrial?
É como se as etapas do processo tivessem sido divididas em diferentes unidades de produção. Haverá sistemistas fazendo entregas para a montadora a cada meia hora ou até a cada 15 minutos.
3) O que são empresas sistemistas e qual a função delas em um condomínio industrial?
Os sistemistas, como são chamados, são fornecedores em níveis seqüenciais ou "tiers". Seqüenciais porque estão instalados numa ordem prévia e estrategicamente estudada de fornecimento. Entregam partes do carro prontas, sistemas completos para ser usados na linha de montagem.
4) Quais os benefícios e os