Adm financeira
Na internet, esse efeito de espalhar uma mensagem por meio do boca-a-boca, com o envio de uma mensagem de uma pessoa a outra, cria uma corrente que espalha a comunicação por milhares ou milhões de pessoas sem muito esforço. Isso é chamado de marketing viral, pois se assemelha ao que acontece com um vírus.
O conceito de viral já é antigo e consiste em passar adiante uma mensagem que “contamine” o receptor e o faça simplesmente passar a mesma mensagem adiante ou fazer isso em conjunto a outras ações.
Exemplo: A marca de cerveja Heineken promoveu uma ação enviando para os blogueiros somente um globo espelhado contendo um barril de cinco litros de cerveja. Em nenhum momento foi mencionado ou pedido uma publicação sobre a campanha em seus blogs.
O resultado disso foi que os receptores imediatamente começaram a publicar em seus blogs falando do “presentinho” que receberam da marca, e como conseqüência começaram a disseminar suas opiniões sobre a cerveja.
A Heineken é uma das campeãs em inovação no marketing viral para promover sua marca.
Lançando sempre pois dos anúncios que vinham com porta copos destacáveis (aqui) e outros que foram distribuídos com pulseiras removíveis, semelhantes às usadas em áreas Vips de baladas (aqui), a Heineken lançou, semana passada, um aplicativo super útil e funcional para iPhone que informa localidades próximas a você, onde pode ser encontrado cervejas da marca, entre outras funções bem legais. Para se ter uma idéia, em menos de uma semana de lançamento, o aplicativo já obteve quase 5 mil downloads. Sucesso