adm contemporanea
Professor: Douglas Filenga
Nome e matricula dos alunos
EXERCÍCIO 1
1- O QUE DIFERENCIA A ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA EM RELAÇÃO À TRADICIONAL (TAYLORISTA/FORDISTA)?
R= As tradicionais controlavam suas operações por meio dapropriedade das unidades que frabricavam seus produtos, criando departamentos, centralizados para monitorar as decisões de seus gerentes, fundindo-se com fornecedores de matérias primas e controlando as atividades de apoio por meio de pessoal próprio.
As competências organizações contemporâneas cortam custos, aumentam flexibilidade e dedicam-se a suas competências centrais das seguintes formas: -Terceirizados atividades de apoio -Associando-se com outras empresas, fornecedores e clientes.
-Descentralizando a tomada de decisões;
-Delegando poder aos gerentes
-Substituindo departamento independentes por equipes interdependentes.
2- DE QUE MANEIRA O HARÁRIO FLEXÍVEL DE TRABALHO PODE SER UTILIZADO PARA MELHOR DESEMPENHO DO TRABALHO EM EQUIPE?
R= O horário de trabalho possibilita as mais diversas formas de maleabilização, sendo que neste estudo será dada atenção especial às seguintes modalidades, flexibilizatórias do tempo de trabalho: a redução de jornada e o horário de trabalho flexível. Cabe salientar que diversos fatores, como a crise econômica e as inovações tecnológicas, fizeram possível a existência de novas formas de organização do trabalho e mais especificamente do tempo de trabalho. A flexibilização do tempo de trabalho é uma decorrência das mudanças políticas, econômicas, culturais e tecnológicas em curso, envolvendo trabalhadores, empresários, governantes, dirigentes de organizações sindicais e populares. Pode-se dizer que se trata de uma tendência natural das relações de trabalho diante das mudanças sócio-econômicas e das novas formas de