Adititvos alimentares
1338 palavras
6 páginas
Universidade Federal de Viçosa - Campus de FlorestalEnsino, Pesquisa e Extensão para a Sociedade Brasileira.
Rodovia LMG 818, Km 06. Florestal – MG CEP: 35.690-000
Tel.: (31) 3536-3300
Site: www.portal.ufv.br/florestal ou www.cedaf.ufv.br
Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor ou melhorar a sua aparência. Alguns aditivos são utilizados há séculos, como o sal (por exemplo no presunto) ou o vinagre (nos picles) entre outros.
Com o desenvolvimento da indústria alimentar na segunda metade do século
XX, foram progressivamente introduzidos novos aditivos, mais fortes, azedos, molhados, secos, mal cheirosos e duráveis de origem natural e artificial, permitindo a produção em larga escala e o transporte de alimentos a grandes distâncias, assegurando que o produto chega ao consumidor com um aspecto atrativo. POR QUE USAR ADITIVOS?
Muitos dos alimentos que comemos atualmente contêm aditivos. Os aditivos são utilizados nos alimentos por muitas razões, entre elas:
Para manter os alimentos frescos até serem consumidos, ampliando as opções de alimentos.
Para permitir que os alimentos sejam embalados, armazenados, preparados e utilizados de modo conveniente.
Para estender a duração do alimento.
Para reduzir o custo dos ingredientes.
Para acrescentar nutrientes.
Os alimentos ao serem processados perdem muito de suas características como por exemplo: cor, aroma, e sabor. A característica mais fácil de ser alterada é a cor, pois, a maioria dos processamentos utiliza o calor (altas temperaturas). Os aditivos alimentares são utilizados para tentar resgatar as características que o alimento perdeu ao ser processado. O sal é um dos primeiros aditivos alimentares existentes, era utilizado principalmente para conservar carnes (charque). Outro tipo de aditivo é o açúcar seguido pelos ácidos. Atualmente, existem 3.500 (três mil e quinhentos) aditivos