adiministração
CONCEITUAÇÃO
O relacionamento interpessoal está associado, primeiramente com a própria pessoa, com o seu “eu”. O conhecimento dos próprios sentimentos, da formação profunda e verdadeira de si mesmo, proporciona um bom nível de autoconhecimento.
(Carlos Joaquim)
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS (Howard Gardner,1980).
Inteligência Linguística, Lógico-matemática, espacial, Corporal-cinestésica, musical, naturalista, interpessoal, intrapessoal.
Inteligência interpessoal: É a habilidade de conhecer e compreender os sentimentos, motivações e intenções das outras pessoas. Pessoas com esta inteligência são líderes natos, têm facilidade para dar conselhos, fazer amizades, trabalhar em grupos; gostam de frequentar clubes e outras organizações. Líderes comunitários ou religiosos, professores, políticos e terapeutas destacam-se nesta inteligência.
Inteligência intrapessoal: É a capacidade de se autoconhecer. A pessoa com esta inteligência reconhece facilmente seus sentimentos, motivações, fraquezas, desejos e intenções. Geralmente essas pessoas têm uma elevada autoestima e preferem trabalhar e estudar sozinhas a fazê-lo em grupos. Expressam facilmente como se sentem. São características encontradas em filósofos, conselheiros e terapeutas.
Grupos Sociais
“Na Sociologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo.” ( Paulo Silvino Ribeiro)
Grupos Informais
“É possível dizer que os grupos informais são aqueles do qual que fazemos parte sem uma regra ou norma, necessariamente, controlando o pertencimento.” ( Paulo Silvino Ribeiro)
Exemplo: grupos de amigos, como na escola, no trabalho, no clube, no bairro em que moramos.
Grupos Formais
Já os grupos formais são pautados pela alta racionalidade, e o indivíduo que a ele