adfftf

383 palavras 2 páginas
A ELASTICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA
Importância do Preço
Definição de preço: é o valor monetário de troca atribuído a um bem ou serviço. O Preço é uma das ferramentas fundamentais do escopo de marketing. Hoje o consumidor não busca somente qualidade, mas sim um bom preço pelo produto ou serviço oferecido. Entender a formação de preços de venda é fundamental. O preço tem duas origens básicas: uma interna (custos – produção – serviço) e outra externa, com base no preço praticado pela concorrência. Fazem parte da formação de preços: a economia, a concorrência, a tecnologia, a curva do ciclo de vida de um produto que permite reduzir custos de fabricação e de marketing. Se o preço é bem administrado, proporciona lucro, caso contrário, quando praticado abaixo da linha de custos, pode gerar prejuízo. O preço pode ser a forma de atrair compradores, e pode inibi-los também. As estratégias de preço devem ser atreladas em quatro partes fundamentais: controle dos custos, análise da demanda, concorrência e liberdade quanto à criatividade para poder encantar o cliente. Para os economistas a formação de preços de produtos e serviços, em mercado de concorrência perfeita, ocorre a partir das leis da oferta e da demanda.
a) a elasticidade-preço da demanda
A Elasticidade-Preço da demanda mede a variação percentual na quantidade demandada de um bem, assim como a sensibilidade da procura deste bem tendo em vista alterações em seu preço.
b) a elasticidade-preço cruzada da demanda
A Elasticidade Cruzada da demanda é a variação percentual na quantidade demandada de um determinado bem, em referencia uma variação percentual no preço de outro bem substituto.
c) Elasticidade-Renda da Demanda
A Elasticidade-Renda da demanda mede a variação percentual em relação à quantidade demandada de um bem, de acordo com uma variação percentual na renda do consumidor. Se a elasticidade-renda for menor que 1 e positiva o bem é inelástico a renda. Se for maior que 1 e

Relacionados