Adam smith - biografia
Adam Smith nasceu em 1723 na cidade de Kirkcaldy, pertencente ao estado de Fifeshire, na Escócia. Filho único de um fiscal de alfândega também de nome Adam Smith (que morreria dois meses após o nascimento do filho) e de Margareth Douglas Smith que descendia de proprietários de terra do condado de Fifeshire, mas mesmo assim constituíam uma família de classe alta, mas não nobre.
O nascimento de Smith é ao meio de uma época na qual o mundo enfrentava várias revoluções liberais defensoras da divisão política e da ampliação dos meios de intervenção política, contra uma monarquia absolutista. Inglaterra com a Revolução Gloriosa em 1688 estava-se ainda em um processo de transformação e adaptação.
Com 14 anos em 1737, o jovem de Kirkcaldy ingressou na Universidade de Glasgow, a maior cidade da Escócia, estudou durante três anos disciplinas como: Matemática, Teologia e Filosofia Moral disciplina que teve como professor Francis Hutcheson, um grande teólogo e filósofo inglês que era contra uma Filosofia do Direito Natural e a favor de uma teologia mais tolerante e pré-modernidade e uma filosofia do bem de todos de indivíduos cooperantes, contrapondo Thomas Hobbes que defendia a teoria que o Homem era o lobo do Homem. E foi um dos primeiros influenciadores para a Teoria de Adam Smith, pois com Hutcheson, Smith aprendeu na Universidade Direito, princípios de Economia, Política Comercial e Finanças Públicas, e assim pode iniciar seu estudo sobre os problemas da economia.
Em 1740 Smith conseguiu uma bolsa de estudos para a Universidade de Oxford, mesmo antes de terminar a graduação em Glasgow que requer cinco anos de formação. A decisão do escocês de deixar seu país para estudar nos Estados Unidos deve – se principalmente ao escolasticismo anti - racionalista introduzido pela Igreja que ainda se encontrava forte na principal universidade da Escócia e da Inglaterra. Em Oxford Smith forma-se em filosofia e acaba optando por uma carreira na área de