Ad introducao a informatica
IMPLEMENTADO POR UMA ARQUITETURA COMPUTACIONAL ASSÍNCRONA 1
Leo Weber e-mail: leoweber@uol.com.br
Engenheiro Eletricista, Especialista em Controle de Processos Industriais, Doutorando em
Informática pela Universidade das Ilhas Baleares (UIB) – Espanha. Artigo revisado pelo Dr. Walter
Del Picchia (Escola Politécnica da USP).
Resumo: O propósito deste artigo é demonstrar o emprego de uma arquitetura computacional assíncrona na implementação de um conversor analógico-para-digital por aproximação sucessiva.
Palavras chave – Arquitetura de computadores. Lógica assíncrona. Sistemas digitais sem relógio.
Conversor analógico-para-digital.
Abstract: The purpose of this article is to demonstrate the use of an asynchronous computer’s architecture in the implementation of an successive approximation analog-to-digital converter.
Key words – Computer’s architecture. Asynchronous logic. Digital systems without clock.
Analog-to-digital converter.
1. Introdução
A idéia de projetar computadores digitais com lógica assíncrona esteve presente desde os primeiros sistemas. O Modelo Geral de um Sistema Digital, discutido por Phister, relaciona saídas e entradas por um sistema simultâneo de funções digitais [PHIS]. Sua concepção apresenta um modelo que pode ser representado adequadamente por uma caixa preta, incluindo sistemas digitais ou circuitos de chaveamento seqüenciais.
Há várias concepções de projeto com lógica assíncrona, nas quais inúmeros grupos de pesquisa atuam simultaneamente, como, só para citar, [DAVI], [EBER], [NOWI] e [SUTH]. Uma arquitetura assíncrona passível de implementação é a baseada em uma memória [MART] [MYER]
[TIND] [WEB3]. Sua simplicidade, aliada a uma redução drástica da velocidade, gera menor ocupação de espaço com baixo custo. Sendo um sistema em tempo real, isto é, sem um sincronismo próprio, tem grande flexibilidade de programação, pois, basta alterar as suas características para aproveitar o circuito para outra função