Estruturas de mercado - economia
FACULDADE SUMARÉ
Estruturas de Mercado
Economia
Turma: 1ADN2B
Grupo: Equipe
Participantes:
Álvaro Viana
Eduardo Gonçalves Leite
Marcos Roberto Dantas
Marcos Vinícius Lima Santos
Rosa Cristina Vieira
Suzana da Silva
SÃO PAULO
2011
SUMÁRIO 1. Introdução 3 2. Definição de mercado 3 3. Determinantes das estruturas de mercado 4 4. Estruturas de Mercado 6 4.1. Concorrência perfeita 6 4.2. Monopólio 8 4.3. Concorrência monopolística 11 4.4. Oligopólio 12 Conclusão 13 Referências 14
1. Introdução
As estruturas básicas do mercado é parte fundamental nos estudos da teoria microeconômica, na qual podemos observar de um lado, o comportamento do indivíduo, que dotado de renda e diante do fator objetivo preço e de fatores subjetivos (hábitos e preferências) e condicionantes psicológicas busca a combinação de bens e serviços que maximize satisfação, prazer felicidade, bem-estar (máxima utilidade).
Na outra vertente, a teoria da firma, na qual o empresário orientado por determinada tecnologia combina fatores de produção para produzir bens e/ou serviços, que vendidos, busca o equilíbrio na condução do seu negócio (maximização de lucro ou lucro zero).
Portanto, o preço é o denominador comum entre oferta e demanda. Se do lado da oferta o empresário defronta com a escassez de insumos, assim, suas expectativas são finitas e limitadas; do lado da demanda o consumidor possui ansiedades infinitas e ilimitadas. A determinação de equilíbrio está condicionada à finalidade da empresa e à estrutura mercadológica em que esteja inserida; e ainda, o preço e a quantidade, dependerão da particular forma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas empresas produzindo um dado produto, ou concentrado em poucas ou uma única empresa. (WAGNER, 2007).
Desse modo, na análise das estruturas de mercado avalia-se os efeitos da oferta e da