Acão geologica da agua
OCEANOS
A importância do estudo dos oceanos reside no fato que desde sua formação, essas massas de água influenciaram no modelamento da superfície da terra, na atmosfera através de suas interações ,no ciclo hidrológico, entre outros.
Toda a água dos oceanos contém de uma certa forma, todos os elementos constituintes dos minerais da crosta da terra.
A atmosfera e o oceano estão interligados, pois o vento, em combinação com o calor solar e rotação da terra, impulsiona as grandes correntes oceânicas, deslocando imensos volumes de água em gigantescos movimentos giratórios no sentido horário no hemisfério norte e anti-horário do hemisfério sul.
Agentes Marinhos
a) Ondas: a energia do vento é transferida a água do oceano pelo atrito, determinando a formação das ondas. Estas descrevem um movimento circular que se propaga até a praia. Quando começa o atrito com o fundo, sua velocidade é retardada na base e a parte superior atinge um ponto de avanço muito grande, perdendo a sustentação e quebrando-se. A onda é um agente geológico erosivo graças as partículas de areia que mantém permanentemente em suspensão.
b) Marés: a superfície dos oceanos sofre uma oscilação rítmica, ora se levantando, ora baixando duas vezes por dia. As correntes de maré produzidas durante as marés altas e as correntes de retorno originadas quando da maré baixa, são importantes agentes de sedimentação e erosão.
c) correntes marinhas: elas misturam as águas de várias densidades e diferentes temperaturas, distribuindo o plâncton marinho e, transportando e sedimentando o material detritico
Regiões Marinhas
As regiões marinhas dividem-se em:
a) Região Litorânea: é a porção que fica continuamente coberta e descoberta pelas ondas. A profundidade é de poucos metros e a extensão varia com a declividade da costa.
b) Região Nerítica: estende-se desde a região litorânea até uma profundidade de 200m de lâmina d’água. Nesta região