Acv do flyer
Relatório sobre o ciclo de vida do flyer, que como qualquer outro produto causa alguns impactos ambientais, estes os quais olhando em um micro ambiente podemos considerar até baixos, mas que num contexto geral são muito sérios. Impactos como, aumento na quantidade de resíduo sólido, gastos de energia na produção e na reciclagem, utilização de uma matéria prima que está se tornando escassa, etc. Também durante o texto citamos algumas estratégias do eco design para reduzir estes impactos.
Análise do Ciclo de Vida (ACV) “A análise de ciclo de vida é uma técnica para avaliação dos aspectos ambientais e dos impactos potenciais associados a um produto, compreendendo etapas que vão desde a retirada da natureza das matérias-primas elementares que entram no sistema produtivo, à disposição do produto final. Essa técnica também é conhecida como análise “do berço ao túmulo””. (Fonte: Ambiente Brasil) Ou seja, com a análise de ciclo de vida de um produto podemos verificar os impactos causados na sua produção, distribuição, utilização e descarte, e com essas informações pensar em estratégias para uma possível redução desses impactos. O designer pode pensar em matérias primas diferentes, formatos que ajudem no transporte, em formas de descarte, de reuso e de reciclagem, assim deixando o produto o mais viável possível.
Análise do Ciclo de Vida do Flyer
Um dos trabalhos mais realizados pelos designers principalmente no inicio de sua carreira é a criação de flyers, que são formas de panfletos com informações de produtos, eventos, serviços, etc. Para a produção do flyer é necessário a matéria prima que é o papel, e equipamentos e produtos para fazer a impressão da informação. Ou seja, há gastos e perdas já na concepção do produto. Para a fabricação do papel é necessário da celulose, com isso encontramos problemas como o desmatamento, que apesar das políticas de reflorestamento e de uma maior conscientização da população ainda é um tema a ser discutido,