Acustica
Conforto Ambiental II – Profª Bruna Soares
NOÇÕES BÁSICAS – PROPRIEDADES DO SOM
SOM – é uma sensação auditiva gerada por uma onda sonora. A onda sonora resulta de uma vibração em um meio elástico e é caracterizada por três fatores: o ciclo, o período (que é o tempo necessário para completar um ciclo) e a freqüência (número de ciclos realizados em 1 segundo, medido em Hz). O comprimento de onda é a distância percorrida pela onda sonora, durante cada ciclo completo de vibração ou período.
Movimento ondulatório de um tom puro (produzidos por ondas sonoras de uma só freqüência)
Movimento Ondulatório de um som complexo
RUÍDO – termo que se refere a um som indesejável, que pode ser indesejável em uma situação, mas em outra não. FONTE, PROPAGAÇÃO, RECEPÇÃO
I. FONTE SONORA – que pode ser desejável, indiferente ou incômoda.
II. PROPAGAÇÃO – o caminho que a onda sonora vai percorrer.
III. RECEPÇÃO – que capta os sons transmitidos.
RUÍDO AÉREO E RUÍDO DE IMPACTO
TRANSMISSÃO DIRETA
- RUÍDO AÉREO – quando a propagação se dá pelo ar ambiente, passa por aberturas como janelas, portas, sistemas de ventilação ou pela massa de um corpo.
TRANSMISSÃO INDIRETA
- RUÍDO DE IMPACTO ou ESTRUTURAL – quando a propagação se dá pela estrutura do entorno. É resultante da transmissão de energia acústica de uma fonte sonora a um material sólido com o qual a fonte está em contato.
REDUÇÃO OU CONTROLE DO RUÍDO
Independente do tipo de transmissão, os métodos de controle do ruído podem ocorrer de três formas: na fonte sonora, no caminho (propagação) ou no receptor.
A) CONTROLE DE RUÍDO NA FONTE
A base para o controle do ruído na fonte é a redução da amplitude do movimento da onda sonora. A fonte pode ser isolada com materiais que sejam absorventes e paredes mais espessas, ou também, através do uso de amortecedores. B) CONTROLE DE RUÍDO AO LONGO DO CAMINHO
Este tipo de controle deve ser feito, preferencialmente, no planejamento do edifício,