agricultura irrigada
Quando falamos que o f de uma cultura é 0,6 indica que devemos usar 60% da água disponível no solo (CC-PMP) para a manutenção da cultura. Quando o f for 0,4, significa usar 40% da água disponível.
Disponibilidade da água no solo e lâmina de irrigação ü Disponibilidade total de água no solo para planta: é a água que esta entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente do solo ü Capacidade de campo: é o limite superior de água no solo, sendo a máxima quantidade de água que o solo pode reter sem causar danos ao sistema ü Ponto de murcha permanente: é o limite inferior, nesse ponto a água já não se encontra mais disponível para as plantas. d). Cálculo da disponibilidade d´água no solo üDisponibilidade Total de Água no Solo (DTA):
Água disponível no solo é definida como sendo água disponível para a planta entre os pontos de máxima e mínima,ou seja,capacidade de campo e ponto de murcha permanente.
A forma de se calcular essa agua disponível,através de equações, é descrita abaixo: - DTA = Disponibilidade total de água do solo, em mm/cm de solo.
- Cc = Capacidade de campo, % em peso.
- Pm = Ponto de murcha permanente, % em peso.
- Da = Densidade aparente do solo, em g/cm 3 . ü Capacidade Total de Água no Solo (CTA):
A CTA representa a quantidade total armazenada na zona radicular (Z). O valor Z representa a profundidade efetiva do sistema radicular (cerca de 80% do volume de raízes), ou seja, a profundidade principal onde nos interessa controlar. Por exemplo, um cafezal pode ter raízes a 2 m de profundidade, mas para cálculo da CTA usamos apenas 0,60 m que é a profundidade da maioria das raízes.
A equação que