acumolo de solidos
A aparelhagem ou dispositivo com o qual se executa o ensaio é a que se segue:
a) Estufa capaz de manter a temperatura de 60º a 65º e de 105º a 110º;
b) Capsula de porcelana com aproximadamente 120 mm de diâmetro; c) Espátula de lâmina flexível com aproximadamente 80 mm de comprimento e 20 mm de largura;
d) Recipiente adequados, tais como pares do vidros de relógio com grampo, que evitem a perda de umidade da amostra;
e) Balança que permita pesar nominalmente 200g, com resolução 0,01g e sensibilidade compatível;
f) Gabarito cilíndrico para comparação, com 3 mm de diâmetro e cerca de 100 mm de comprimento;
g) Placa de vidro de superfície esmerilhada, com cerca de 30 cm de lado.
Execução do Ensaio
1. Preparação da amostra. Tomar metade da quantidade de amostra preparada de acordo com a NBR 6457.
2. Amostra preparada com secagem prévia
2.1 Colocar amostra na capsula de porcelana, adicionar água destilada em pequenos incrementos, amassando e revolvendo, vigorosa e continuamente, como auxilio da espátula, de forma a obter uma pasta homogênea, de consistência plástica.
2.1.1 O tempo total de homogeneização deve estar compreendido entre 15 e 30 minutos, sendo o maior intervalo de tempo para solos mais argilosos.
2.2 Tomar cerca de 10g da amostra assim preparada e formar uma pequena bola, que deve ser rolada sobre a placa de vidro com pressão suficiente da palma da mão para lhe dar a forma de cilindro.
2.3 Se a amostra se fragmentar antes de atingir o diâmetro de 3 mm, retorna-la à capsula de porcelana, adicionar água destilada, homogeneizar durante pelo menos 3 minutos, amassando e revolvendo vigorosa e continuamente com auxilio da espátula e repetir o procedimento descrito em 2.2.
2.4 Se a amostra atingir o diâmetro de 3 mm sem se fragmentar, amassar o material e repetir o procedimento descrito em 2.2.
2.5 Ao se fragmentar o cilindro, com diâmetro de 3 mm e comprimento da ordem de 100 mm (o que se verifica com o gabarito