Acordes
As características impõem:
• Corrente alternada de componente fundamental
• Baixo conteúdo harmónico.
Para obter essas características a corrente passa por um inversor que a torna alternada e por um filtro que lhe baixa o conteúdo harmónico de alta frequência.
A saída de um gerador elementar de CC é uma tensão contínua pulsativa, que varia, periodicamente, de zero até um máximo.
Embora essa tensão pulsativa seja continua, seu valor não é adequadamente constante para alimentar os equipamentos e aparelhos de CC.
Portanto, o gerador elementar de CC deve ser modificado para que produza uma corrente contínua mais constante.
Isso é conseguido com a adição de mais uma bobina.
AS bobinas devem estar dispostas de um certo modo que sempre haverá algumas delas cortando as linhas de força do campo magnético.
Como resultado, a saída do gerador contém uma ondulação muito pequena, atendendo a maioria das finalidades práticas.
Para produzir uma tensão de saída elevada, cada bobina da armadura de um gerador consiste de muitas espiras de fio ligadas em série.
A entrada em corrente do conversor DC/AC obriga ao uso de um inversor de corrente que tem características e funcionalidades diferentes do convencional inversor de tensão. Para minimizar o conteúdo harmónico o inversor de corrente é comandado através da técnica de modulação de largura de impulsos (PWM). Esta técnica permite mudar os harmónicos gerados pela comutação dos interruptores para frequências elevadas, simplificando assim a sua filtragem. Simultaneamente o PWM permite regular a amplitude da componente fundamental, evitando que a fonte de corrente contínua que alimenta o inversor tenha necessidade de ser controlada.