tratamento em choque
A primeira cena mostra um momento em sua infância quando ele vai dar o seu primeiro beijo numa garota, ao fechar os olhos outro menino vem e tira seu short, isso lhe causou grande constrangimento sendo esse acontecimento totalmente aversivo. Supomos que essa cena mostra a instalação dos comportamentos de ansiedade e fobia social no paciente. A partir dessa instalação qualquer beijo em público significava punição, fazendo com que ele sempre tivesse um comportamento de fuga do beijo em público temendo a punição, mostrada em uma cena onde Dave mostra incomodo em uma tentativa de carinho de sua noiva em público. Não apenas temia o beijo em público, como também tinha um comportamento introspectivo e geralmente não reagia ao ser confrontado. Dave mostra tal comportamento em várias cenas, dentre elas a que no momento em que, ao entrar no avião percebeu que existia outro passageiro em sua poltrona. Mesmo confrontado, Dave, não reagiu e apenas sentou em outra poltrona.
Às vezes a fobia social é interpretada como extrema timidez e a pessoa passa a evitar qualquer tipo de constrangimento social e esse comportamento acaba interferindo radicalmente na sua vida.
O filme expõe várias cenas de Dave passando por vários momentos de insulto e provocações e ele sempre esta passivo. Dentre elas a cena onde Dave fica extremamente incomodado no seu novo assento com o senhor que estava ao seu lado, no caso seu futuro psicoterapeuta. Também não gosta do momento em que a aeromoça lhe ignora por várias vezes e nessas e em outras cenas não demonstrava confiança para se defender.
De um modo geral, Dave mostra-se sempre tenso, nervoso, constrangido, confuso, tímido e evitando qualquer tipo de constrangimento