ACOMPANHAMENTO DE OBRAS
Curso de Engenharia Civil
ANA CAROLINA JASPER
CATARINA MÁRTARA NUNES
JULIANE LOUYSE BORTONCELLO
LUIZ HENRIQUE MONTOVANI
TANAIANA MATIELLO ARENHART
RESUMO DO SEMINÁRIO:
ACOMPANHAMENTO DE OBRAS ATRAVÉS DE MEDIÇÕES
Itajaí
2014
Produtividade
Podemos definir produtividade segundo KELLOGG (1981), como sendo a relação entre produto gerado por homem-hora. De maneira mais genérica, podemos definir como sendo a relação entre as saídas e as entradas de um processo produtivo. O método torna-se limitado por omitir o fator eficiência de utilização de recursos. Tal análise de eficiência poderia gerar um aumento de saídas e diminuição de entradas aumentando a produtividade.
A idéia de se produzir bens ou serviços que gerem mais valor do que o custo de produção é o motor básico que movimenta a economia. Quanto mais geramos valor (resultados) com menos custos (recursos), mais produtivos seremos. Assim, a produtividade é um conceito chave para o alcance de um desempenho econômico satisfatório.
O atual cenário econômico ressaltou ainda mais a preocupação das empresas com a produtividade. Por isto, cada vez mais a abordagem gerencial da produtividade ganha mais destaque nas organizações.
A melhoria da produtividade da mão-de-obra na construção civil é um requisito fundamental para a busca da qualidade e a competitividade.
A redução do desperdício, das perdas, é uma conseqüência do processo voltado para a produtividade.
Razão Unitária de Produção (RUP)
Razão Unitária de Produção (RUP), que expressa a razão entre os valores de homens-hora disponibilizados (entradas) pela quantidade de serviço executado (saídas).
. "Os maus dias são determinados por altos números de RUP", diz Ubiraci
Adota-se uma diretriz dissertada em Paliari (2008), “Considera-se, para o cômputo da produtividade da mão-de-obra, o tempo no qual o operário ficou disponível para execução do serviço, excluindo-se deste montante o tempo