acne e a estetica
Sumário 1 ACNE 5
1.1 TIPOS DE LESÕE 5
2 TRATAMENTOS 6 2.1 ESFOLIAÇÕES DA PELE 6
3 ANTIBIÓTICOS TÓPICOS ORAIS 6
4 TRATAMENTOS HORMONAIS 6
4.1 RETINÓICOS TÓPICOS 7
4.2 RETINÓICOS ORAIS 7
5 AGENTES BÁSICOS 7
5.1 PLANTAS MEDICINAIS 7
6 CLAREAMENTO 8
7 CICATRIZ 8
8 CONSEQUÊNCIAS DA ACNE 8
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
1.ACNE é uma doença da pele. A sua freqüência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.
Às vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e deixando cicatrizes, manchas e ferimento.
Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).
A acne se divide em quatro tipos de grau , cada um com uma forma de