acionamentos e comandos eletricos
INTRODUÇÃO
Antes de começar a falar sobre as diversas formas de acionar e controlar o funcionamento de um motor ou outro dispositivo, vamos primeiro fazer um breve resumo sobre motores.
Em geral, as maquinas convertem uma energia em outra. Um motor a combustão converte energia química em energia mecânica, um motor elétrico converte a energia elétrica em energia mecânica. Onde então utilizamos estas conversões de energias para gerar diversos tipos de trabalho. Ex. um motor acoplado a uma bomba, faz a movimentação da água no interior de uma tubulação.
MOTORES ELÉTRICOS
Com uma construção simples, versátil e de baixo custo, aliado ao fato de utilizar uma fonte de alimentação, a energia elétrica, o motor elétrico é hoje o meio mais indicado para a transformação de energia elétrica em energia mecânica (movimento rotativo).
TIPOS DE ACIONAMENTOS
ACIONAMENTO CONVENCIONAL – Conhecido como partidas convencionais de motores utilizam-se de dispositivos eletromecânicos para o acionamento (partida) do motor (ex. contatores eletromecânico, interruptores mecânicos, etc.). ACIONAMENTO ELETRÔNICO – conhecido como partidas eletrônicas de motores utilizam-se de dispositivos eletrônicos que realizam o acionamento do motor (ex. soft-starters, inversores de frequência, etc.).
Os sistemas de acionamento têm como funções básicas:
A conexão e desconexão do motor à rede de alimentação;
O comando e o controle das características de desempenho durante a partida.
Para acionamento de forma segura e precisa destes motores são aplicadas os seguintes tipos de partidas:
Partida Direta/ Reversora: Acionamento de pequenos motores;
Partida Estrela Triângulo: Acionamento de grandes motores sem carga;
Partida Compensadora: Acionamento de grandes motores com carga;
Partida com Soft-Starter: Acionamento de grandes motores com carga;
Partida com Inversor de Frequência: Acionamento de pequenos e grandes motores
Características de