Acidose e alcalose metabólica e respiratória
Introdução
Acidose e Alcalose são bases e ácidos alterados um com ph alto e outro baixo no sangue. O pH do sangue humano deve ficar entre 7,35 e 7,45 os valores abaixo ou acima disso configuram quadros de acidose e alcalose. O que ocorre é que acidose é um excesso de acido no sangue que o ph fica abaixo do normal que seria 7,35; E alcalose é um excesso de bases no sangue que o ph fica acima de 7,45 muitas doenças podem interferir no ph do sangue e causar a Acidose e Alcalose.
O nosso pulmão e o rim são um dos grandes responsáveis pela regulação do ph do nosso sangue os pulmões eliminam o CO2, já os rins eliminam pela urina o HCO3.
A causa mais comum para termos a acidose metabólica é a ingestão excessiva de beber álcool, Já alcalose metabólica uma das causas típicas são por vomitar os conteúdos ácidos do estômago.
Tanto a alcalose ou a acidose respiratórias tem a mesma insuficiência para regularizar o ph do sangue. Os valores que são maiores que 45 mm Hg se classifica uma acidose respiratória e quando estão abaixo dos 35 mm Hg indiciam uma alcalose respiratória.
A acidose respiratória pode ser causada por certas doenças respiratórias como: pneumonia, fibrose cística ou enfisema porque acabam atrapalhando nas trocas de gases no sistema respiratório.
A alcalose já é causada com uma diferença o sistema respiratório elimina com rapidez o dióxido de carbono e produz o mesmo com mais dificuldade e a falta desse gás acaba resultando na alcalose, com isso o sangue acaba ficando cada vez mais alcalino.
Acidose Metabólica
Acidose metabólica surge devido a um nível muito alto de ácido na corrente sanguínea, caracterizada por uma concentração baixa de bicarbonato.
Causa Isso ocorre quando o corpo produz ácido em excesso, Anticongelantes, Aspirinas, Acúmulo de ácido Lático, Perda de bases através do trato gastro-intestinal. SintomasSeus sintomas são geralmente respiração rápida, confusão ou letargia, no caso da acidose